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Governo aprova demandas dos municípios para primeiro trecho de duplicação da RSC-287

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Contrato prevê duplicação dos 204,5 quilômetros nos dois sentidos de fluxo.
Contrato prevê duplicação dos 204,5 quilômetros nos dois sentidos de fluxo. - Foto: RSM/Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões,  aprovou o anteprojeto apresentado pela concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, para a rodovia RSC-287. Na prática, foram atendidas todas as demandas do município de Tabaí para alterações no projeto que prevê a duplicação da rodovia. 

"As soluções foram aprovadas pela equipe técnica da secretaria, com o atendimento das demandas enviadas pela prefeitura. Agora, entramos em uma nova etapa, com a finalização do projeto executivo por parte da concessionária que deverá depois iniciar as obras de duplicação", explica o secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi. 

O primeiro trecho da duplicação tem extensão de 8,73km e está localizado no município de Tabaí, entre os quilômetros 28 e 36 da estrada. De acordo com o contrato de concessão, a duplicação desse trecho deve ser concluída até agosto de 2024.

Duplicação e investimentos

O contrato de concessão da rodovia RSC-287, principal ligação entre a Região Metropolitana e o centro do estado, prevê R$ 2,7 bilhões em investimentos privados pelos próximos 30 anos e inclui a duplicação dos 204,5 quilômetros nos dois sentidos de fluxo. A estrada já conta com serviço de atendimento 24 horas, monitoramento por câmeras, reforço de sinalização e obras em diversos trechos.

Confira na tabela abaixo as soluções para cada um dos pedidos realizados pela prefeitura de Tabaí.

 

Solicitação

Localização (km)

Solução técnica viável

Passarela no km 28+700

028+700

Passarela será construída no km 28+600

Passagem Inferior Urbana com Passeio Lateral

029+300

A demanda será atendida por um conjunto de retornos em nível (KM 28+100 e 30+100), além de uma rótula alongada (KM 32+800) e duas passarelas (KM 28+600 E KM 29+900).

Passarela Escola

029+900

Instalação de lombada eletrônica no local.

Rótula Alongada

030+900

Demanda será atendida por dois retornos parciais para funcionamento conjunto (KM 28+100 e KM 30+100) e uma rótula alongada (KM 32+800).

Retorno em Nível

030+600

Demanda será atendida por dois retornos parciais para funcionamento conjunto (KM 28+100 e KM 30+100) e uma rótula alongada (KM 32+800).

Rótula Alongada

031+700

Construção será realizada no km 32+800

Mover Passarela do km 28+630 para km 28+700

028+700

Demanda atendida por duas passarelas (KM 28+600 e KM 29+900).

Mover Rótula do km 028+710 para km 030+200

030+200

Demanda será atendida por dois retornos parciais para funcionamento conjunto (KM 28+100 e KM 30+100) e uma rótula alongada (KM 32+800).

Mover retorno em nível do 031+680 para 032+800

032+800

Atendido, com rótula posicionada no local solcitado (KM 32+800).

Passarela

029+600

Demanda atendida por duas passarelas (KM 28+600 E KM 29+900).

Passarela

030+100

Demanda atendida por duas passarelas (KM 28+600 E KM 29+900).

Via marginal

Trecho Urbano

Marginais previstas entre KM 28+300 E 28+900 e KM 29+900

Lombada eletrônica

30+000

Já implantada e em funcionamento no 29+840

Passarela

29+000

Demanda atendida por duas passarelas (KM 28+600 E KM 29+900).

Raquel Schneider / Ascom Separ

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