Governo aprova demandas dos municípios para primeiro trecho de duplicação da RSC-287
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O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões, aprovou o anteprojeto apresentado pela concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, para a rodovia RSC-287. Na prática, foram atendidas todas as demandas do município de Tabaí para alterações no projeto que prevê a duplicação da rodovia.
"As soluções foram aprovadas pela equipe técnica da secretaria, com o atendimento das demandas enviadas pela prefeitura. Agora, entramos em uma nova etapa, com a finalização do projeto executivo por parte da concessionária que deverá depois iniciar as obras de duplicação", explica o secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi.
O primeiro trecho da duplicação tem extensão de 8,73km e está localizado no município de Tabaí, entre os quilômetros 28 e 36 da estrada. De acordo com o contrato de concessão, a duplicação desse trecho deve ser concluída até agosto de 2024.
Duplicação e investimentos
O contrato de concessão da rodovia RSC-287, principal ligação entre a Região Metropolitana e o centro do estado, prevê R$ 2,7 bilhões em investimentos privados pelos próximos 30 anos e inclui a duplicação dos 204,5 quilômetros nos dois sentidos de fluxo. A estrada já conta com serviço de atendimento 24 horas, monitoramento por câmeras, reforço de sinalização e obras em diversos trechos.
Confira na tabela abaixo as soluções para cada um dos pedidos realizados pela prefeitura de Tabaí.
Solicitação |
Localização (km) |
Solução técnica viável |
Passarela no km 28+700 |
028+700 |
Passarela será construída no km 28+600 |
Passagem Inferior Urbana com Passeio Lateral |
029+300 |
A demanda será atendida por um conjunto de retornos em nível (KM 28+100 e 30+100), além de uma rótula alongada (KM 32+800) e duas passarelas (KM 28+600 E KM 29+900). |
Passarela Escola |
029+900 |
Instalação de lombada eletrônica no local. |
Rótula Alongada |
030+900 |
Demanda será atendida por dois retornos parciais para funcionamento conjunto (KM 28+100 e KM 30+100) e uma rótula alongada (KM 32+800). |
Retorno em Nível |
030+600 |
Demanda será atendida por dois retornos parciais para funcionamento conjunto (KM 28+100 e KM 30+100) e uma rótula alongada (KM 32+800). |
Rótula Alongada |
031+700 |
Construção será realizada no km 32+800 |
Mover Passarela do km 28+630 para km 28+700 |
028+700 |
Demanda atendida por duas passarelas (KM 28+600 e KM 29+900). |
Mover Rótula do km 028+710 para km 030+200 |
030+200 |
Demanda será atendida por dois retornos parciais para funcionamento conjunto (KM 28+100 e KM 30+100) e uma rótula alongada (KM 32+800). |
Mover retorno em nível do 031+680 para 032+800 |
032+800 |
Atendido, com rótula posicionada no local solcitado (KM 32+800). |
Passarela |
029+600 |
Demanda atendida por duas passarelas (KM 28+600 E KM 29+900). |
Passarela |
030+100 |
Demanda atendida por duas passarelas (KM 28+600 E KM 29+900). |
Via marginal |
Trecho Urbano |
Marginais previstas entre KM 28+300 E 28+900 e KM 29+900 |
Lombada eletrônica |
30+000 |
Já implantada e em funcionamento no 29+840 |
Passarela |
29+000 |
Demanda atendida por duas passarelas (KM 28+600 E KM 29+900). |
Raquel Schneider / Ascom Separ