Reunião de trabalho apresenta fluxos e projetos em andamento do Plano Rio Grande
Publicação:
A Secretaria da Reconstrução Gaúcha (SERG) realizou, na manhã desta sexta-feira (16/8), na sede da Procergs, uma reunião de trabalho no âmbito do Plano Rio Grande, com o objetivo de apresentar às equipes técnicas das secretarias a os fluxos e procedimentos de inclusão, execução e monitoramento das iniciativas que constituem os planos de trabalho.
Responsável pela condução da agenda, o secretário-adjunto da SERG, Gabriel Fajardo, recordou que “o Plano Rio Grande é responsável por coordenar e executar ações de reconstrução, adaptação e resiliência climática no estado”. “A própria divisão do Plano Rio Grande está espelhada na estrutura da Secretaria da Reconstrução, que buscará auxiliar as secretarias finalísticas para cada demanda”, ampliou Fajardo. A SERG atuará em apoio às secretarias, assegurando a integração e eficiência das ações de reconstrução e adaptação.
A governança do Plano também foi detalhada, com seu organograma e instâncias. “O comitê gestor se reúne a cada quinze dias para deliberar sobre as iniciativas propostas. Todas as decisões são formalizadas em resolução publicada no DOE. A inclusão na carteira de projetos do Plano é o primeiro requisito para acessar os valores do Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande)”, afirmou o Fajardo.
Na sequência, foi analisado o funcionamento do Funrigs, a partir da apresentação de Antonio Branco, assessor especial de Controle Interno e Gestão de Riscos da SERG. O Funrigs é um fundo público especial de natureza orçamentária, que possui diversas fontes de recursos, incluindo doações, repasses de outros entes, entre outros.
Ao final da reunião de alinhamento, o Sistema de Monitoramento do Plano Rio Grande foi apresentado por Carolina Scarparo, subsecretária de Planejamento da SPGG, e por Fernando Schardong, assessor técnico da SERG. Houve ainda espaço para a apresentação das diferentes equipes presentes e para esclarecimentos técnicos a respeito dos temas analisados.
Clique aqui e veja a apresentação sobre os fluxos do Plano Rio Grande e Funrigs
Ascom/SERG